MENTORIA

O que é um mentor? Como o mentor trabalha? Como funciona uma mentoria? Precisamos de mentores? Quais os benefícios de estar com um mentor? Mentoria é para vida toda?

Essas foram algumas questões que levantei antes de buscar meus mentores e de desenvolver o meu método de mentoria. Gosto de entender o porque das coisas, como funcionam, como são seus processos, o que posso esperar como resultado.

Quando pensamos em mentores tendemos a projetar a imagem de um homem mais velho, com muitos anos de experiência, quase um pai, mas esse é apenas um padrão construído, a verdade é que não existe uma idade ou características padrão para identificar ou se reconhecer como mentor.

Hoje falamos muito sobre os trabalhos desenvolvidos por consultores, mentores, coaching e ainda confundimos os processos e objetivos de cada um deles. O diferencial do mentor para os demais é que esse viveu a experiência, realizou uma jornada e passou por processos semelhantes aos do mentorando e conseguiu extrair aprendizados dessas vivências transformando-os em um método de orientação próprio, prático e tangível que visa facilitar os processos de outras pessoas.

“Sempre passar o que você aprendeu.”
Mestre Yoda – Star Wars: Episódio VI – O Retorno do Jedi

O mentor age como um professor escutando e buscando compreender as circunstancias e solucionar os desafios que se apresentam na jornada da pessoa que está sendo orientada. A mentoria tem um método que possibilita o alcance do objetivo traçado, essa realização é construída continuamente e o seu resultado positivo é alcançado através da união da experiência e método do mentor com a dedicação, determinação e foco do mentorando. É um trabalho em dupla.